sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Meu anjo-da-guarda

Juro que vi! Até fotografei! Lamento a qualidade da imagem, mas meu scanner não é prá slides. Volto a afirmar: deve estar lá. No mesmo batistério medieval da cidade de Ascoli Piceno, lado de fora, na lateral (só não lembro se direita ou esquerda). Bom, na verdade a planta é octogonal e por lateral passam 3 faces de cada lado. Mas ele com certeza continuará lá, como o vi numa manhã de inverno, há muito tempo. Talvez suavizado por um café da manhã, com grappa e um(s) bom copo de vinho umbro pelo caminho, pensei que o meu batismo, feito a revelia, teria sido ao menos poético se tivesse ocorrido num lugar daquele tipo. Aí vi o Anjo! Talhado na pedra por mãos antigas deu-me a impressão de estar ali a esperar-me há 800 anos. Tudo nele fazia supor ser o meu anjo-da-guarda: o seu humor, com "leves" toques de impaciência, coincidiam com o meu. Os braços cruzados pela longa espera. Tão longa, tendo em conta a certeza que tenho do Inferno, mas não do Céu, que estava ficando careca. De tanto esperar. O unico anjo com calva frontal que vi até hoje. Olhando através da meia-tele perguntei mentalmente se ele era mesmo o meu anjo-da-guarda. Não posso jurar, mas pelo sorriso irônico que creio ter visto, fiquei com a certeza que sim.