segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Quem pergunta ...

Dizem que quem pergunta quer saber. E foi assim que começou esta postagem. Uma pesquisa do Ygarapaba, um restaurante de Garopaba, SC. Mais do que um restaurante, o Ygarapaba é uma dessas ilhas de civilização onde o exercício do cotidiano ato da alimentação pode ser feito por aqui sem que tenhamos que enfrentar o imponderável. E o imponderável, nestes tempos em que os grandes chefs propõem a “suflerização” do alimento, é cada vez mais ameaçador.

Como um vírus que eclode em ambientes até então seguros, o Ygarapaba não conseguiu escapar da destruição conceitual da lasagna, fenômeno que no sul do estado, por onde tenho peregrinado, assume a forma de uma ação sistemática. As estatísticas permitem afirmar que Santa Catarina é o tumulo da lasagna e da lasanha.

Parece haver um complot – e a grafia visa acentuar a periculosidade da coisa – contra a presença fundamental da massa (sem ela é impossível a estratificação que caracteriza o prato) nesse monumento da cultura mediterrânea. Occhio! O que você vai encontrar sob o nome de “lasanha” é um lago denso de molho (caso da quatro queijos do Ygarapaba) ou, quase tão disseminada por aqui quanto o aipim, um impasto desagradável de frango desfiado com milho verde enlatado (tranqüilize-se, eles pelo menos abrem as latas) entre duas ou três folhas (maximo) quase transparentes de massa. O resultado é a previsível coisificação* do prato.


Proponho uma alternativa: sejam obrigados os produtores de lasanha, restaurantes, rotisserias, etc., a inscrever sob o seu anuncio o verso de Dante desta forma: “Lasanha - lasciate ogni speranza voi ch’entrate!**”

Em sua biografia do Conde de Sandwich** Woody Allen cita uma de suas anotações datadas do ano de 1738: “Estou convencido de que há uma perene realidade, alem de tudo o que o homem já realizou, na simples justaposição de alimentos. “

* refletir sobre a significação de “coisificação” enquanto “reificação” em V. Goldschimidt.
** Divina Comedia, Inferno, Canto III)
*** Woody Allen in Cuca Fundida, LP&M Editores, 1981