sexta-feira, 21 de setembro de 2007

O barbeiro e a próstata

Talvez movido por um sentimento de culpa - o de haver privado os barbeiros durante a minha juventude do seu direito ao ganho honesto por exercício profissional – tenho, regularmente ou quase, recorrido a esses profissionais. A escolha recai sempre em indivíduos de idade compatível com a minha ou mais velhos, já que talvez seja uma reparação kármica.

Hoje fui cortar o cabelo e aparar a barba. Há cerca de dois anos tive que recorrer a este senhor já que o que me atendeu nos quatro anos anteriores havia falecido em conseqüência de infarto fulminante após uma semana de hospitalização, donde, ninguém se machucou.

Ditas as coisas usuais a conversa derivou primeiro para o cliente anterior, mudo como uma pedra, que ele informou ter sido muito conversador até ser vítima de um derrame. Daí a conversa foi para a preparação necessária para fazer ultrassonografia de próstata. Mais adiante veio a revelação que, creio, deve abalar a ciência: ele "está com próstata há seis anos" (tem 66 de idade, filhos e netos) mas conforme o médico, não há problema por ela estar muito pequena. Uma pergunta ficou na minha humilde cabeça: como se contrai próstata?