sábado, 26 de julho de 2008

Tuco18


Há uns 3 anos, conversando com um amigo de origem pantaneira radicado em SP ouvi que o boi-de-carro estava quase extinto no Mato Grosso. Seu filho mais novo, o Tuco, comemora hoje 18 anos.
.
Tuco e Ademir: esta postagem é pra dizer prá vocês que o carro de boi e o boi-de-carro não vão desaparecer. Aqui, em SC, eles continuam a ser adestrados para a função e tem nas orelhas os brincos do cadastramento do rebanho animal do estado com código de barras numa e botão magnético na outra. Trabalham, como estes do "seo" Batista que aparecem carregando ramas de aipim para plantio. "Seo" Batista vive de um pequeno engenho de farinha de mandioca, como seus pais e avós. E está aumentando o plantio próprio porque hoje a demanda do produto artesanal que faz continua crescendo. Sem a consciência disso, é um homem na difícil fronteira entre tradição e modernidade.
.
Meu querido Tuco, 18 anos é um dos portais da vida. Alguns já foram transpostos. Outros ainda virão. As portas de cada um são cobertas por um espelho e para que elas se abram e te recebam terás de confrontar, através da tua imagem refletida, a tua consciência. Já não és o garoto que no dia que conhecemos disse "acabei de mudar prá cá e não sei chegar em casa." Cresceste em todos os sentidos. Tua vida hoje, nos USA, te colocará todas as tentações para que erradiques a tua origem. Procura lembrar-te do que és. Sabes bem que em tua genética confluem raças com antiga experiência de determinação e tenacidade e que ajudaram a construir o Ocidente. Que elas nunca te faltem. A Tradição será sempre o fundamento da modernidade.
.
Te digo, com muito carinho, por mim e por Ruth: Feliz Aniversário!!!
.
P.S.: a foto foi tirada há dois dias.